Jogo de Damas

Para fazer esse jogo de Damas você vai precisar de:

– impressora;
– Tesoura;
– papel tipo cartolina ou mais grosso (caixa de cereal funciona super bem);
– cola;
– 24 tampinhas de garrafa (que podem ser ou de plástico ou de metal, comece a guardar hoje mesmo!)

Como fazer:

Imprima o Sisper Jogo de Damas e cole no papel grosso (cartolina ou caixa de cereais).
Para abrir o arquivo você deve ter o Adobe Reader, para instalar gratuitamente clique no link abaixo:
Get Adobe Reader
Recorte as pecinhas e o tabuleiro, cole as pecinhas na parte de cima das tampinhas, leia as instruções do jogo, chame um amigo e comece a jogar!

Regras do jogo:

2 jogadores
12 peças claras
12 peças escuras
Cada jogador escolhe uma cor das peças e coloca as suas sobre as casas escuras das três primeiras filas horizontais do seu lado do tabuleiro. Lembre-se de que o tabuleiro deve ser colocado com a casa escura da primeira fileira a esquerda.
O jogador com as pedras claras inicia o jogo. As peças se movimentam para frente e em diagonal para uma casa que esteja vazia. Quando tiver uma peça do adversário em frente a uma peça sua, seguida de um espaço vazio (tudo em diagonal) salte sobre a pedra do adversário e a retire do jogo, colocando a sua peça na casa que estava vazia. Se nessa casa você se encontra nessa situação, continue saltando e “comendo” as peças do adversário que estiverem na sua diagonal e com um espaço vazio à frente, saltando sobre as peças tanto para frente quanto para trás. Lembre-se: você deve capturar todas as peças adversárias possíveis numa única jogada, pois se não o fizer, e seu adversário perceber, ele poderá tirar sua peça do jogo. Ao alcançar uma casa da primeira fileira do adversário, sua peça será promovida a DAMA. O adversário tem que colocar uma das peças que capturou de você sobre a sua DAMA. A DAMA pode se movimentar diagonalmente quantas casas livres quiser, para frente ou para trás, além de poder também capturar as peças do adversário, mas atenção, mesmo a DAMA ainda pode ser capturada por uma peça comum do adversário. Ganha o jogo quem conseguir capturar todas as peças do adversário ou perde quem não conseguir mais mover nenhuma peça.

E vale lembrar: o importante é se divertir!

Anúncios

2 Respostas para “Jogo de Damas

  1. Simone, isso me lembra da minha própria infância – à exceção do uso de impressora, por óbvio – quando eu assistia programas educativos que ensinavam a fazer mil coisas para brincar. Além de passar o tempo criando, depois, a criança se diverte a valer!

    Parabéns!

    Teu blog está o máximo!

  2. Pingback: Sisper Divertido » Tote Kit Viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s